quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O pré natal e o pré parto

Oie!!!

Pra quem tiver a curiosidade, pra quem está se programando... Vou contar aqui a MINHA experiencia! Cada um tem a sua, cada mulher sabe da sua historia...

No começo do ano, como eu tinha decidido tentar engravidar, decidimos fazer um plano de saúde pra mim. Mal sabia eu que já estava grávida... Inclusive nessa viagem com a família Murilo já estava entre nós e eu nem imaginava...


Quando eu descobri a gravidez, ainda não tinha passado a carência do convenio, portanto, fui na UBS mesmo pra começar o acompanhamento. O pré natal é essencial e quanto antes começar é melhor!

Na UBS (pelo menos aqui na minha), a primeira consulta é com o enfermeiro, e ele faz uma anamnese bem detalhada, já realizou os testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B. Todos negativos. Ele já agendou consulta com a ginecologista e obstetra para a mesma semana. Ela pediu uma série de exames e, por eu ter hipotireoidismo, me encaminhou para o acompanhamento de alto risco. E posso falar? Foi a melhor coisa que aconteceu. O médico que me acompanhou no alto risco é um amor, um doce, gentil, atencioso e super profissional.


Com ele, tinha consulta todo mês. A cada 3 meses ele pedia os exames de sangue e urina. Da urina, preciso falar que tive infecção urinária a gravidez toda. Com medicamentos, acompanhamento mas não cessou em nenhum momento. Essa condição é bem comum em gestantes, inclusive!


Fiz 1 ultrassom transvaginal no começo (+/- 8 semanas). Um morfológico com 14/15 semanas, um com 23/24 semanas e outro com 30/31 semanas. Com 32/33 semanas pagamos um particular porque eu queria as imagens e no público eles não dão imagem, só um relatório geral.



Engordei em média 20 Kg (porque não sei exatamente quanto estava pesando quando ele nasceu), e mesmo assim meu IMC na curva da gestante estava sempre abaixo da média. Vale lembrar que eu engravidei abaixo do peso...

Fiquei com a pressão um pouco baixa (média de 9 x 6), condição normal também nas gestantes.

Sobre o pré parto, como não tinha como seguir o acompanhamento no convenio por conta da carência, me convenci que o público era a melhor opção. Na minha cidade tem um hospital municipal universitário que é referencia, ele tem o selo "amigo da criança" e super recomendado pelos meus amigos médicos.

Fui conhecer o hospital em um dia que tinha uma palestra só para gestantes. Recomendo que façam isso. Vá ver o local, conhecer o funcionamento. Lá já fiquei sabendo que a opção é sempre pelo parto normal (e humanizado), que a cesárea só é feita em alguma urgência, quando tem alguma intercorrência. Daí já gostei! Sempre quis parto normal e se fosse humanizado, melhor ainda...

Em nenhum momento o médico me induziu ou deu a escolha da cesárea. Isso me fortaleceu muito...

Sobre os detalhes do parto conto depois.... Algumas fotos da gestação...









Por hoje é só!

Beijos!